quarta-feira, 22 de julho de 2009

Leia uma entrevista com Newton Cavalcanti, consultor de agronegócios e criador na Angola!




-P: Seu Newton, como o senhor foi parar na Angola?

R: Em 2003 fui convidado pelo Exmº General Alberto Correia Neto para abrir fazendas em Angola e reativar o complexo FRESCANGOL aonde tem 1 frigorífico abandonado e 10 mil toneladas de frio .. Mas não deu certo .

-P: E quais são seus projetos para o futuro?

R: Pelo alto custo da exportação de gado do Brasil eu conheci a raça N’gune , gado este, já adaptado na África à séculos... Vou fazer o Zebú-Angola , com ajuda da www.crvlagoa.com.br , usando sêmen sexado de Nelore e usando todas técnicas de reprodução ( IATF , IA , TE , FIV ) pretendo em 5 gerações chegar ao meu objetivo. Pois do lado Angolano tenho total apoio da empresa Huambo-Gen que será nossa parceira Angolana, empresa esta gerida pelo Dr. Fernando Maia e com total apoio do Exmº 1º Ministro, Doutor Paulo Kassoma.

- P: E o senhor realmente acredita que em apenas 5 gerações já alcançará o Zebú ideal?

R: Já conversei muito com os consultores do GENEPLUS, acho que se usar sempre gado melhorado , pela USP e com apoio técnico da Embrapa gado de corte e Crv Lagoa da Serra , SIM

- P: Quais são as vantagens e as desvantagens da agropecuária Angolana?

R: A Vantagem que hoje a China é 1ª parceira comercial de Angola , países irmãos , até visto em ambos países é liberado . Assim vejo que a China vai usar Angola para produzir carne e agricultura , pela qualidade de clima igual, ao Brasil , e antes da indepêndencia em 1975 Angola era uma grande potência agrícola no Mundo sendo a 1ª em produção de café e muito forte em fumo e algodão. A Desvantagem é a cultura de um povo de 30 anos de Guerra Civil com apoio socialismo de Cuba e Russia , os EUA apoiou o lado perdedor. Mas as coisas estão mudando, o povo precisa muito de alimentação. *OBS: Vantagem : Angola tem o maoir poder hídrico da África. E a distância de Angola para China e Índia é 50% menos que o Brasil.

- P: Seu Newton, parabéns pelo trabalho, a NossoNelore Divulgação deseja muito sucesso e que alcance todos os seus objetivos traçados.

R: Agradeço muito e fico muito feliz que tenha alguma mídia afim de divulgar bom serviço para pecuária brasileira e agora para África.

-> Essa foi uma entrevista com Newton Cláudio Bezerra Cavalcanti, consultor agropecuário e criador da raça N’gune e Nelore. Vindo de uma família de criadores do interior do estado Rio de Janeiro, Cidade de Macuco, aonde chegou na Fazenda do Barão de São Clemente ( Fazenda de Áreas - Município de Cantagalo).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

NossoNelore Divulgação está de luto. Morre aos 92 anos Rubico de Carvalho.


O pecuarista Rubens de Andrade Carvalho, o Rubico, morreu ontem por volta das 8h00, aos 92 anos, devido a complicações cardíacas. Ele estava na casa onde morava, no distrito de Alberto Moreira. Rubico Carvalho e sua Fazenda Brumado fazem parte da história do Nelore do Brasil. Em 1962, foi ele quem fez a última importação de vacas e touros nelore, trazidos da Índia no Navio Cora, desses animais, ainda hoje, descendem os campeões das maiores exposições nacionais. Mas não é só ! Rubico foi pioneiro também na importação de reses da raça brahman, nos anos 90, quando o criador investiu em uma fazenda no Texas, nos Estados Unidos. Rubico era também criador de gado de corte, com várias fazendas espalhadas por São Paulo, Goiás e Mato Grosso. Como último importador, o sr. Rubico de Carvalho poderia ter o monopólio. Mas em entrevista à DINHEIRO RURAL respondeu: Nós decidimos colocar os animais nas centrais de inseminação. Nunca deixamos de vender para quem nos procurasse, num custo razoável. Veio gente do Brasil inteiro e até do Paraguai. Aquilo esparramou e fez essa revolução na pecuária. Hoje, tem até boi demais no Brasil e por isso o preço é baixo. Aqui ficam os sentimentos pela perda deste grande homem, Seu Rubico !!

*Veja um pouco mais sobre Rubico e a Fazenda Brumado: A seleção de Nelore hoje desenvolvida na Fazenda Brumado, em Barretos no Estado de São Paulo, tem suas origens no município do Prata, no Triângulo Mineiro.

Em 1918, Francisco José de Carvalho, filho e neto de pecuaristas, encomenda um lote de animais da Índia, em importação feita pelo Governo de Minas Gerais. No dia 08 de Abril de 1920, registra sua marca F no livro nº 1, folha 47 do Ministério da Agricultura, Industria e Comércio, no Rio de Janeiro, então Capital Federal. Em 1935 Rubens de Andrade Carvalho, (Rubico) juntamente com seu pai Francisco, davam prioridade à raça Nelore por notarem sua fertilidade e seu rendimento de carcaça, superiores ao de outras raças.

Em 1938, levam o rebanho Nelore para a Fazenda Cabaçal em Uberaba, Minas Gerais. Lá por 10 anos investiram e desenvolveram sua criação.

Em 1948 o rebanho Nelore, então criado em sociedade por Rubico e seu irmão João Humberto, é levado para Barretos, onde permanece até os dias de hoje. Hoje Rubico Carvalho e sua Fazenda Brumado, fazem parte da história do Nelore no Brasil, tendo participado da histórica e última importação de gado da Índia, em 1962 e o sangue de animais Brumado está presente em grande parte do rebanho brasileiro. Tendo à sua frente a presença constante de Rubico, a Fazenda Brumado sempre usou e usa as mais modernas tecnologias de melhoramento animal, como a Inseminação Artificial desde 1968, Transferência de Embriões desde 1980, Fertilização In Vitro desde 1998, além de participar do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore da Universidade de São Paulo, coordenado pelo Prof. Raysildo B. Lobo.

Todos os animais nascidos na Brumado tem avaliação e DEP'S fornecidos pela USP, o que possibilita o total gerenciamento e desenvolvimento do rebanho.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Veja um pouco sobre a importação de embriões para o Brasil.

Manaim. Faz. Montreal, Gurupi-TO.



Bom, hoje estou expondo um reprodutor, cujo proprietário é Roberto Portes (exemplo de humildade). Filho de Chiva da Nel. em vaca Fajardo, Manain é um grande reprodutor de fêmeas, assim como seu âvo materno, belas garupas e ótimo arqueamento de costela transmitidos aos seus filhos, são as marcas registradas desse grande raçador. Tendo em vista sua ótima reprodução, a central ABS Pec Plan, já o convidou para coletar semên, e já conta também com uma excelente filha nas cocheiras da REVEMAR, em Uberaba-MG.Já percebemos que Manain tem tudo para ser um reprodutor de sucesso! Parabéns pelo grande reprodutor Seu Roberto!
Sêmen a venda:

Fone
: (63) 9984-2470